O Planeta das PalavrasO Planeta das Palavras
de Rita Leite, a partir de Almada Negreiros
teatro infantil (M/4)

“Há palavras que fazem bater mais depressa o coração (…) Cada palavra é um pedaço do universo. Um pedaço que faz falta ao universo. Todas as palavras juntas formam o Universo.” José de Almada Negreiros, “A História das Palavras”

ver trailer

Tendo como inspiração o texto “A História das palavras”, de José de Almada Negreiros, O Planeta das Palavras explora a magia da descoberta da palavra, através de uma viagem imaginária, que na sua dimensão simbólica e metafórica, conduz os pequenos espectadores ao universo da linguagem.

Um simpático comandante e uma excêntrica hospedeira comandam as operações e guiam as crianças num percurso de descoberta, como se tratasse de uma viagem espacial. Desta forma, conta-se como as ideias e as emoções se fizeram inicialmente representar por uma combinação de sinais gráficos, que mais tarde viriam a estar na origem da invenção do alfabeto.

O espectáculo aposta na criação de paisagens visuais e sonoras capazes de estimular a sensibilidade das crianças, numa vertente lúdica e sensorial. Pretende-se assim, conduzi-las à vontade de compreender e explorar o fenómeno da linguagem verbal, desvendando aquele, que para elas, é ainda um dos grandes mistérios do mundo.

Uma experiência teatral surpreendente, especialmente destinada a crianças em fase de aprendizagem da escrita e da leitura.

Palácio do Sobralinho
Sab 8 e Dom 9 Março, 16:00

Texto e Encenação Rita Leite
a partir de “A História das Palavras” de José de Almada Negreiros
Interpretação Anna Carvalho, Francisco Sousa
Vídeo e Animação Alexandre Lyra Leite
Concepção visual Alexandre Lyra Leite, Rita Leite
Música original e Sonoplastia Tiago Madeira
Execução cenográfica Marco Ribeiro
Figurinos Mafalda Estácio
Design gráfico Rita Leite
Produção Inestética companhia teatral
Projecto financiado pela Câmara Municipal de Vila F. Xira e DgArtes / Ministério da Cultura
Apoios Arte Franca Publicidade, Ideia Clara Design, Soartes – Artes Gráficas

Duração aprox. 45 minutos