Cozinha com Histórias #5 – Chá: uma planta, muitos sabores – 20 Fev

Cozinha com Histórias #5Chá: uma planta, muitos sabores

oficina gastronómica
por Sasha Assis Lima e Cristina Rodrigues Pereira
com a participação especial de Sébastien Filgueras – Sommelier de Chá
Palácio do Sobralinho, Sab 20 Fev 16:00
– Esgotado –

 O Chá é uma bebida muito popular, desde a infância que nos habituamos a saboreá-la sob a forma de tisana a partir da infusão de folhas secas, cascas, raízes da própria planta do chá, Camellia Sinensis, ou de outras às quais, familiar e erradamente, também chamamos Chá.
Mas será que conhecemos esta bebida assim tão bem? Saberemos extrair as suas melhores características quando a preparamos? Distinguiremos as melhores qualidades de chá?
Nos países do Extremo-Oriente esta bebida milenar é, há muito, de uso corrente embora as elites a desfrutem num ritual, a Cerimónia do Chá. Na Europa dissemina-se sobretudo com as viagens transoceânicas e começa por ser muito apreciada nas esferas da alta sociedade. Mais tarde o seu consumo generaliza-se a todas as classes sociais. Contudo, ficaram expressões como “Chá das 5” e quando alguém não tem muito bons modos diz-se que “não bebeu chá” quando era pequeno.

Nesta sessão do Cozinha com Histórias vamos desvendar os mistérios do Chá, preparar e degustar as diferentes variedades sob a orientação de um sommelier.
Cristina Rodrigues Pereira

Degustação de Chás
1- Açores: chá branco
2- China: chá verde – harmonização com peixe
3- Ilha Formosa: chá azul “Oolong” – harmonização com frutos secos
4- China: chá preto “Lapsang Souchong” – harmonização com scones
5- China: chá envelhecido “Pu-ehr” – harmonização com queijo
6- Assão: chá vermelho – harmonização com bolo de ortigas

Apresentação
Sasha Assis Lima e Cristina Rodrigues Pereira
Com a participação especial de
Sébastien Filgueras – Sommelier de Chá

Local/Hora: Cozinha do Palácio do Sobralinho, Sab 20 Fev 16:00
Inclui degustação

com o apoio

Companhia Portugueza do Chá

 

Sasha Assis Lima Doutorada em Biologia (variante Ecologia Evolutiva) pela Universidade do estado do Arizona em Tucson. Paralelamente, tem desenvolvido um trabalho de pesquisa sobre a alimentação, em relação ao uso da terra e às tradições, através das fontes históricas, científicas e orais. Em Portugal, o tópico da alimentação e o interesse por redescobrir práticas antigas de gastronomia e a reutilização de produtos esquecidos, levou-a a colaborar com o Centro das Artes Culinárias do Mercado de Santa Clara, através de exposições de que foi comissária, tal como “Errâncias no Laranjal”, “Lacticínios, territórios e produtos” e “O Vinho e as Castas”. Colaborou também em “Alguidares, um utensílio para todo o Mediterrâneo” e “Comeres nómadas”. Como associada do Centro das Artes Culinárias, criou a Garrafeira que se propunha ser um centro de educação e degustação e, criou vários eventos de provas de vinhos, entre os quais o evento organizado para a Sciena e a Universidade do Algarve: A Pesca e a Gastronomia (os 40 brancos para acompanhar peixe).

Cristina Rodrigues Pereira Guia-intérprete nacional, licenciada em Turismo e Património pelo INP, ex-docente desta escola. Pós-graduação em Gestão de Ensino à Distãncia pela Universidade Complutense de Madrid. Membro da direcção e co-fundadora da Inestética Associação Cultural de Novas Ideias, membro da equipa dinamizadora de eventos do projecto Palácio – Espaço de Difusão das Artes, nomeadamente do espaço de debate FALA! Propostas para este Milénio e Cozinha com Histórias – Oficinas Gastronómicas. É ainda a responsável pelo catering da equipa e dos artistas convidados no âmbito da programação do Palácio – Espaço de Criação e Difusão das Artes (Palácio do Sobralinho).

foto no cartaz © Maria Braga

2 Comments

  1. Andreia Borges13 Fevereiro, 2016

    Boa noite. Gostaria de saber se têm algum desconto para os estudantes de gastronomia para as oficinas gastronómicas (nomeadamente, esta próxima de 20 de Fevereiro)? Obrigada e Cumprimentos.

    1. PALÁCIO13 Fevereiro, 2016

      Bom dia e muito obrigado pelo contacto. Tendo em conta que este evento está condicionado por um número limite de participantes e inclui degustação, estabelecemos um valor único de inscrição por participante, com excepção de crianças até aos 16 anos (desconto de 50%).
      Cumprimentos

Comments are closed.