Cozinha com Histórias #6 -Xocoatl: do amargo ao doce, 9 Abr

Cozinha com Histórias #6Xocoatl: do amargo ao doce

oficina gastronómica
por Maria João Martinho e Cristina Rodrigues Pereira
Palácio do Sobralinho, Sab 9 Abril 16:00
Inclui degustação

O Chocolate é  talvez o alimento mais popular do mundo, rico e energético que, graças à adição de açúcar, se transformou numa guloseima irresistível para a grande maioria das pessoas. Mas o que sabemos sobre as suas origens e de como se disseminou? Temos que viajar até à América, às antigas civilizações mesoamericanas e conhecer  a planta, o cacaueiro, e o seu fruto, o cacau.

Da infusão das sementes do amargo cacau  que o imperador azteca Montezuma bebia, antes de entrar no seu harém,  à comum tablette de chocolate de leite que encontramos em qualquer supermercado existe um enredo complexo de histórias, de sabores, de descobertas. É esse percurso que iremos dar a conhecer em mais uma sessão do Cozinha com Histórias.

Ementa
Infusão Azteca
Mole Poblano
Chocolate quente à espanhola
Farinha Torrada de Alfarim
Trufas, bombons e éclairs
Pétalas de  Queijo Parmesão com Chocolate e Vinagre

Apresentação e confecção
Maria João Martinho e Cristina Rodrigues Pereira

Local/Hora: Cozinha do Palácio do Sobralinho, Sab 9 Abril 16:00

com o apoio

Anuncio_Pantagruel


Cristina Rodrigues Pereira
 Guia-intérprete nacional, licenciada em Turismo e Património pelo INP, ex-docente desta escola. Pós-graduação em Gestão de Ensino à Distãncia pela Universidade Complutense de Madrid. Membro da direcção e co-fundadora da Inestética Associação Cultural de Novas Ideias, membro da equipa dinamizadora de eventos do projecto Palácio – Espaço de Difusão das Artes, nomeadamente do espaço de debate FALA! Propostas para este Milénio e Cozinha com Histórias – Oficinas Gastronómicas. É ainda a responsável pelo catering da equipa e dos artistas convidados no âmbito da programação do Palácio – Espaço de Criação e Difusão das Artes (Palácio do Sobralinho).

Maria João Martinho Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e desempenha desde 1999 funções de técnica superior de História da Arte no Museu Municipal de Vila Franca de Xira, onde se dedica ao estudo, salvaguarda e divulgação da história e património culturais daquele concelho. A par da sua profissão, tem um verdadeiro amor pela arte de cozinhar, tendo participado em diversos workshops, designadamente com Isabel Zibaia Rafael (autora do blogue “Cinco Quartos de Laranja”, premiado em 2011, 2012 e 2014 como o melhor blogue do ano na área de culinária gastronomia pelos leitores), de Célio Cruz (autor do blogue “Sweet Gula) ou de Sílvia Martins (autora do blogue “Bocadinhos de Açúcar”). Foi um dos seis vencedores do passatempo lançado, no final de 2014 pela empresa Riberalves, o que lhe permitiu cozinhar com o chef José Avillez, premiado com duas estrelas Michelin. É autora de workshops dedicados à cozinha vegetariana, desde setembro de 2014, bem como da página do facebook Art & Cook, dedicada ao tema da culinária. Participou recentemente no programa “Cook Off – Duelo de Sabores”, na RTP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *