Cozinha com Histórias #7 – S. Martinho, Pão e Vinho, 12 Nov

“S. Martinho, Pão e Vinho”
oficina gastronómica
por Sasha Assis Lima e Cristina Rodrigues Pereira
Palácio do Sobralinho, Sab 12 Novembro 2016, 16:00
inclui degustação

O pão e o vinho são talvez os alimentos mais populares da civilização ocidental, festejados em cultos religiosos ancestrais.
Nesta época do ano, que precedia o rigor do Inverno, celebrava-se o fim do Verão, das vindimas e partilhava-se o Pão por Deus. Vamos saborear a história do Pão e do Vinho em mais uma sessão do Cozinha com Histórias.

Ementa
Migas de Pão Romano
Sopa do Espírito Santo
Doce à Serpa Pinto

Apresentação e confecção
Sasha Assis Lima e Cristina Rodrigues Pereira

Local/Hora: Cozinha do Palácio do Sobralinho, Sab 12 Novembro 16:00
Lotação limitada

Sasha Assis Lima Doutorada em Biologia (variante Ecologia Evolutiva) pela Universidade do estado do Arizona em Tucson. Paralelamente, tem desenvolvido um trabalho de pesquisa sobre a alimentação, em relação ao uso da terra e às tradições, através das fontes históricas, científicas e orais. Em Portugal, o tópico da alimentação e o interesse por redescobrir práticas antigas de gastronomia e a reutilização de produtos esquecidos, levou-a a colaborar com o Centro das Artes Culinárias do Mercado de Santa Clara, através de exposições de que foi comissária, tal como “Errâncias no Laranjal”, “Lacticínios, territórios e produtos” e “O Vinho e as Castas”. Colaborou também em “Alguidares, um utensílio para todo o Mediterrâneo” e “Comeres nómadas”. Como associada do Centro das Artes Culinárias, criou a Garrafeira que se propunha ser um centro de educação e degustação e, criou vários eventos de provas de vinhos, entre os quais o evento organizado para a Sciena e a Universidade do Algarve: A Pesca e a Gastronomia (os 40 brancos para acompanhar peixe).

Cristina Rodrigues Pereira Guia-intérprete nacional, licenciada em Turismo e Património pelo INP, ex-docente desta escola. Pós-graduação em Gestão de Ensino à Distãncia pela Universidade Complutense de Madrid. Membro da direcção e co-fundadora da Inestética Associação Cultural de Novas Ideias, membro da equipa dinamizadora de eventos do projecto Palácio – Espaço de Difusão das Artes, nomeadamente do espaço de debate FALA! Propostas para este Milénio e Cozinha com Histórias – Oficinas Gastronómicas. É ainda a responsável pelo catering da equipa e dos artistas convidados no âmbito da programação do Palácio – Espaço de Criação e Difusão das Artes (Palácio do Sobralinho).