Tertúlia gastronómica
por Maria João Martinho e Cristina Rodrigues Pereira
com a participação especial de Jorge Queiroz
Sociólogo, diretor do Departamento de Cultura, Património e Turismo da Câmara Municipal de Tavira e diretor do Museu Municipal de Tavira, integrou a Comissão Nacional de Candidatura da Dieta Mediterrânica à UNESCO. Autor do livro “Dieta Mediterrânica – Uma Herança Milenar para a Humanidade”.

Palácio do Sobralinho
Sab 18 Fevereiro 2017, 16:00
Inscrições encerradas

A Dieta Mediterrânica foi classificada Património Mundial e Imaterial pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a 4 de Dezembro de 2013.
A candidatura foi transnacional e nela participaram países como Portugal, Chipre, Croácia, Grécia, Espanha, Itália e Marrocos. Portugal teve como comunidade representativa a comunidade de Tavira.
Todos estes estados partilham a cultura mediterrânica resultado da geografia, fauna, flora, clima e das misturas e partilhas étnico-culturais ao longo dos tempos na bacia do mediterrâneo estendendo-se à faixa atlântica de Marrocos e da Península Ibérica.
É uma dieta que se caracteriza pelo uso abundante do azeite, dos cereais, legumes, frutos, ervas aromáticas e do vinho tinto como acompanhamento.

Ementa

Entradas

Tibornas
Mazzamurru (Sardenha/Itália)
Ovos mexidos com espargos e boletos

Pratos principais

Sopa Alentejana
Souvlaki de Porco (Grécia)

Sobremesas

Laranja com molho de mel, azeite, canela e flor de sal
Pudim de Alfarroba
Compotas variadas

Apoios
Quinta de Pancas, Coisas do Monte

logo_quintadepancas_tn coisasdomonte

 

Maria João Martinho
Licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e desempenha desde 1999 funções de técnica superior de História da Arte no Museu Municipal de Vila Franca de Xira, onde se dedica ao estudo, salvaguarda e divulgação da história e património culturais daquele concelho. A par da sua profissão, tem um verdadeiro amor pela arte de cozinhar, tendo participado em diversos workshops, designadamente com Isabel Zibaia Rafael (autora do blogue “Cinco Quartos de Laranja”, premiado em 2011, 2012 e 2014 como o melhor blogue do ano na área de culinária gastronomia pelos leitores), de Célio Cruz (autor do blogue “Sweet Gula) ou de Sílvia Martins (autora do blogue “Bocadinhos de Açúcar”). Foi um dos seis vencedores do passatempo lançado, no final de 2014 pela empresa Riberalves, o que lhe permitiu cozinhar com o chef José Avillez, premiado com duas estrelas Michelin. É autora de workshops dedicados à cozinha vegetariana, desde setembro de 2014, bem como da página do facebook Art & Cook, dedicada ao tema da culinária. Participou recentemente no programa “Cook Off – Duelo de Sabores”, na RTP.

Cristina Rodrigues Pereira
Guia-intérprete nacional, licenciada em Turismo e Património pelo INP, ex-docente desta escola. Pós-graduação em Gestão de Ensino à Distãncia pela Universidade Complutense de Madrid. Membro da direcção e co-fundadora da Inestética Associação Cultural de Novas Ideias, membro da equipa dinamizadora de eventos do projecto Palácio – Espaço de Difusão das Artes, nomeadamente do espaço de debate FALA! Propostas para este Milénio e Cozinha com Histórias – Oficinas Gastronómicas. É ainda a responsável pelo catering da equipa e dos artistas convidados no âmbito da programação do Palácio – Espaço de Criação e Difusão das Artes (Palácio do Sobralinho).

Imagem: Luis Meléndez, Natureza Morta com Pão e Figos, 1760