por Ana Raquel Matos

Próximas sessões
Sab 29 Abril 2017 – das 10h30 às 12h30
Dom 21 Mai 2017 – das 10h30h às 12h30
Sab 24 Jun 2017 – das 10h30 às 12h30

Local
Palácio do Sobralinho (interior, jardins)

Preço (p/sessão) 5€

Inscrições online

Destinatários
Todos os que queiram desfrutar, com qualquer idade (salvo restrição médica ou condição de saúde restritiva)

Material necessário 
Roupa confortável, colchão

Sobre a prática
Inicialmente teremos uma pequena conversa sobre o Yoga Integral e os princípios éticos do Yoga. Passamos depois à prática, e focamo-nos no Agora, esquecemos o Passado e não ansiamos pelo Futuro. Com a prática da respiração consciente e das posturas (Asanas) vamos concentrar-nos no nosso corpo e deixar que o Ambiente ao nosso redor nos transporte para uma Paz imensa. A aula será composta por exercícios de aquecimento, posturas (Asanas), Pranayama, Relaxamento e Meditação.

Benefícios
O Yoga é uma filosofia milenar, que une corpo, mente e espírito, e que nos trabalha, de dentro para fora, levando-nos a conhecer inúmeros benefícios, tais como a melhoria da condição física, a melhorar e a manter a nossa saúde: alivia doenças respiratórias, dores nas costas, auxilia na perda de peso, desordens do aparelho digestivo, melhora o sistema cardiovascular, o funcionamento das glândulas endócrinas e pode ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades. Também beneficia o sistema nervoso e o cérebro. Alivia ou elimina gradativamente problemas físicos originários de causas psíquicas (doenças psicossomáticas). Melhora a postura; desenvolve o intelecto, concentração e memória. Melhora e reforça a autoestima, a autoimagem e a força de vontade. Melhora a forma de nos relacionarmos connosco, com os outros e com o mundo. Proporciona alívio de stress. Possibilita entrarmos em contacto com a real expressão de nosso potencial latente. Proporciona autoconhecimento e paz interior.

Ana Raquel Matos
O seu percurso profissional começa como jornalista estagiária, em 2005, quando realiza um estudo para o seu trabalho final de curso: uma reportagem sobre Yoga. Os livros que leu e as conversas que tinha com a sua professora abriram caminho para o mundo espiritual através do corpo, e aos poucos, a sua curiosidade aumentou.
Foi aluna de Yoga desde a adolescência até ao presente, com algumas interrupções. Começou mais intensamente a partir de 2012, quando estava grávida de poucos meses; praticava para se preparar física e mentalmente durante a gravidez, e nunca mais parou.
Atualmente dá aulas de Yoga regulares em vários locais, é colaboradora da Revista Zen e Reiki & Yoga.
Criou a empresa ‘Yoga, Com Amor’, e um blogue intitulado “Crónicas de uma Yogini Desastrada”, onde ainda se permite ‘criar’ e dar uso ao seu lado de Jornalista, com pensamentos, críticas, análises ao Yoga e ao Mundo.

www.facebook.com/YoguiniDesastrada

Costuma definir-se como “mãe, escritora, bailarina e fotógrafa amadora, dona de casa desastrada, poetisa”, e o seu sonho é sempre poder ajudar os seus alunos a encontrar o seu caminho, o seu propósito, enquanto ela mesma se encontra neste percurso que é a Vida.

Estudos: Curso Extensivo de Professores de Yoga (Centro Padma Yoga); Curso “Entre a Arte e o Hinduísmo: Dança, Música e Teatro, Índia e Bali”; Nível I de Reiki Tsui; Curso Intensivo de Yoga e problemas de coluna, com Pedro Kupfer e Gustavo Ponce; Curso de Monitores de Yoga para Crianças; Shakti Yoga, Yoga Devotion Dance.