por Ana Raquel Matos

Local
Palácio do Sobralinho (interior, jardins)

Destinatários
Todos os que queiram desfrutar, com qualquer idade (salvo restrição médica ou condição de saúde restritiva)

Material necessário 
Roupa confortável, colchão

Sobre a prática
Inicialmente teremos uma pequena conversa sobre o Yoga Integral e os princípios éticos do Yoga. Passamos depois à prática, e focamo-nos no Agora, esquecemos o Passado e não ansiamos pelo Futuro. Com a prática da respiração consciente e das posturas (Asanas) vamos concentrar-nos no nosso corpo e deixar que o Ambiente ao nosso redor nos transporte para uma Paz imensa. A aula será composta por exercícios de aquecimento, posturas (Asanas), Pranayama, Relaxamento e Meditação.

Benefícios
O Yoga é uma filosofia milenar, que une corpo, mente e espírito, e que nos trabalha, de dentro para fora, levando-nos a conhecer inúmeros benefícios, tais como a melhoria da condição física, a melhorar e a manter a nossa saúde: alivia doenças respiratórias, dores nas costas, auxilia na perda de peso, desordens do aparelho digestivo, melhora o sistema cardiovascular, o funcionamento das glândulas endócrinas e pode ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades. Também beneficia o sistema nervoso e o cérebro. Alivia ou elimina gradativamente problemas físicos originários de causas psíquicas (doenças psicossomáticas). Melhora a postura; desenvolve o intelecto, concentração e memória. Melhora e reforça a autoestima, a autoimagem e a força de vontade. Melhora a forma de nos relacionarmos connosco, com os outros e com o mundo. Proporciona alívio de stress. Possibilita entrarmos em contacto com a real expressão de nosso potencial latente. Proporciona autoconhecimento e paz interior.

Ana Raquel Matos
O seu percurso profissional começa como jornalista estagiária, em 2005, quando realiza um estudo para o seu trabalho final de curso: uma reportagem sobre Yoga. Os livros que leu e as conversas que tinha com a sua professora abriram caminho para o mundo espiritual através do corpo, e aos poucos, a sua curiosidade aumentou.
Foi aluna de Yoga desde a adolescência até ao presente, com algumas interrupções. Começou mais intensamente a partir de 2012, quando estava grávida de poucos meses; praticava para se preparar física e mentalmente durante a gravidez, e nunca mais parou.
Atualmente dá aulas de Yoga regulares em vários locais, é colaboradora da Revista Zen e Reiki & Yoga.
Criou a empresa ‘Yoga, Com Amor’, e um blogue intitulado “Crónicas de uma Yogini Desastrada”, onde ainda se permite ‘criar’ e dar uso ao seu lado de Jornalista, com pensamentos, críticas, análises ao Yoga e ao Mundo.

www.facebook.com/YoguiniDesastrada

Costuma definir-se como “mãe, escritora, bailarina e fotógrafa amadora, dona de casa desastrada, poetisa”, e o seu sonho é sempre poder ajudar os seus alunos a encontrar o seu caminho, o seu propósito, enquanto ela mesma se encontra neste percurso que é a Vida.

Estudos: Curso Extensivo de Professores de Yoga (Centro Padma Yoga); Curso “Entre a Arte e o Hinduísmo: Dança, Música e Teatro, Índia e Bali”; Nível I de Reiki Tsui; Curso Intensivo de Yoga e problemas de coluna, com Pedro Kupfer e Gustavo Ponce; Curso de Monitores de Yoga para Crianças; Shakti Yoga, Yoga Devotion Dance.