Compota “UMPONTOTRÊS”, 12 Jun

espectáculo inspirado em Fernando Pessoa
sentidosilimitados

Palácio do Sobralinho
12 Junho 2021, 21:00

M/6

UMPONTOTRÊS

“Meu Deus, meu Deus, a quem assisto? Quantos sou? Quem é eu? O que é este intervalo que há entre mim e mim?”

 (Livro do Desassossego por Bernardo Soares. Vol. I. Fernando Pessoa)

Inspirado nos quatro principais nomes de referência dentro do universo pessoano: Fernando Pessoa, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro, “UMPONTOTRÊS” propõe uma reflexão conjunta sobre a identidade individual que se completa na diversidade e nos espaços e tempos da relação com o próprio e com o Outro. Cada identidade em Pessoa representa uma unidade isolada em si mesma e simultaneamente, integra um todo mais amplo, também ele uno.

“UMPONTOTRÊS” mistura dança com música, vídeo e palavra em torno do universo Pessoano e da fragmentação do “Eu”.

O espetáculo resulta do trabalho colaborativo desenvolvido na 13ª Residência de criação Compota realizada na Biblioteca de Marvila onde participaram profissionais e alunos da Escola Superior de Dança, da Escola Superior de Música de Lisboa (IPL) e do curso básico de dança da Escola Luís António Verney (Fev.2020). 

Depois das apresentações em Outubro de 2020 no Palacete Conde de Burnay, a atual Biblioteca de Alcântara, “UMPONTOTRÊS” apresenta-se agora no Palácio do Sobralinho, animando o Jardim deste espaço.

Ficha Artística

Coordenação artística e produção Paula Pinto
Apoio à produção Luísa Pereira
Design gráfico Marcelo Vaz
Figurinos e adereços Isabel Peres
Técnico Luís Moreira
Produção sentidosilimitados

Intérpretes
Ângelo Cid Neto, Ana Rita Jogo, Andreia Alvelos, Beatriz Mira, David Silva, Filipe Pinto de Oliveira, Maria Inês Vilhena e Tiago Bôto (movimento e palavra)
Carla Santana, João Caldas e Luís Mandacaru (ambientes sonoros e música), participação especial de Miguel Sobral Curado (bateria)
Carlotta Premazzi e Daniel Rondulha (vídeo)

Apoios República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes, BLX-CML, Sincronia Lda., Inestética – Associação Cultural de Novas Ideias, Escola Luís António Verney, Escola Superior de Dança e Escola Superior de Música de Lisboa.

Duração aprox.: 60 min | M/6 anos


A sentidosilimitados, associação cultural, iniciou a sua atividade em 2004 através do projeto COMPOTA, tendo sido formalmente constituída em novembro de 2008. Propõe-se valorizar o indivíduo, a criatividade e a cooperação entre as diferentes comunidades artísticas e sociais para o estreitamento de relações e a formação de novos públicos.

www.compota.pt
www.sentidosilimitados.com

fotos

1- Beatriz Mira e Ângelo Neto em Compota “UMPONTOTRÊS”, Biblioteca de Marvila 2020
Foto de António Busca

2 – Beatriz Mira em Compota “UMPONTOTRÊS”, Biblioteca de Marvila 2020
Foto de Rita Antunes