Enleio – Festival de Danças do Mundo

3, 4 e 5 Junho 2022
Palácio do Sobralinho
Workshops, Bailes, Concertos, DJ’s

A primeira edição do Enleio – Festival de Danças do Mundo decorrerá no Palácio do Sobralinho, em Vila Franca de Xira, de 3 a 5 de Junho de 2022.

O evento tem início na sexta-feira à noite, com o baile-concerto Jam pt, seguido da actuação do DJ Mati@s.
No sábado actuam os Folky Bal’Boa e o DJ Raffa vai vinil. O encerramento do festival, no domingo, está a cargo da banda The Old News / Blues&Swing Lisboa.

No fim-de-semana a programação decorrerá durante todo o dia, em diferentes espaços do Palácio do Sobralinho, e inclui uma dezena de workshops, nomeadamente Danças da Estremadura e Ribatejo (Elisabete Pinto), Hip Hop (João Condesso), Roda de Bachata (Paulo e Raquel), Danças Tradicionais do Mundo (Leónia Oliveira), Dança Blues (Blues&Swing Lisboa), Forró (Enrique Matos), Danças Africanas (Hélio Santos) e Sevilhanas (Rita Gaspar).

Estão ainda contemplados workshops especialmente vocacionados para crianças: Construção de Instrumentos Musicais (Inocêncio Casquinha), “Maraia e o Jardim do Coração” (Maria Abelha), workshop de Percussão (Filipa Silva) e Danças para Pais e Filhos (Miguel Macedo).

O Festival Enleio, destinado a quem gosta de dançar e a todas as faixas etárias, pretende cruzar formas de dança tradicionais, enraizadas na região, com expressões contemporâneas e sonoridades de outras partes do mundo, numa perspectiva de valorizar a cultura regional já existente, abrindo, ao mesmo tempo, espaço para outras linguagens.

Organização da Inestética e Associação Alves Redol, com o apoio da República Portuguesa – Cultura / DGArtes, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, Imarte, Arte Franca e Metafilmes