Vaca, 24 Set

de Anna Chirescu (França)
Dança Invisível 2022
Ciclo de Dança Contemporânea

Palácio do Sobralinho
Sab 24 Set 2022, 21:30

Bilhete: 7,5€ / 5€ (< 25 anos)
M/6 anos

Vaca

Espectáculo integrado na Temporada Portugal-França 2022

Vaca é um dueto coreográfico que toma como objecto e pretexto a figura da vaca. Fábula ecológica tanto documental como ficcional, Vaca sonda os paradoxos da figura da vaca, contemporaneamente bucólica e ancestral, ruminante e trivial. Como paisagem dançada e mental, a peça introduz a questão do ser vivo reduzido ao estado de matéria e descobre uma dialéctica de temporalidades: a do animal, orgânica, vivida, não espectacular, e a do homem, organizada, mecanizada, encenada.

Vaca, de Anna Chirescu
© Gwenaelle Pledran

Vaca apoia-se sobre o animal milenar, emblema do domínio do homem sobre o ser vivo, venerado num lado, abatido no outro, para se investir num estudo mais abrangente da relação do homem com a natureza. Tal etologia dançada da vaca que resulta no retrato de um ser, de uma temporalidade, de uma sensação, o dueto propõe um olhar tanto discursivo como sensível. As bailarinas vivem, revelam e atravessam estados de corpo caracterizados pela lentidão, apatia, e ecos de movimento por um lado e evoluem em direção à mecanização e ao ritmo regular e rigoroso. A sucessão de cenas, entre as quais se conta uma line-dance inspirada do folclore cowboy, induz as intérpretes numa conivência implícita – à semelhança de duas vacas num campo. Atravessadas por estas figuras as bailarinas constroem um paralelo entre o corpo da mulher estandardizado e o corpo da vaca.

Vaca, de Anna Chirescu
© Gwenaelle Pledran

Concepção e Coreografia Anna Chirescu
Interpretação Anna Chirescu e Catarina Pernão
Dramaturgia Grégoire Schaller 
Composição musical Yoan Chirescu
Desenho de luz Fanny Lacour
Figuração e Assistência Carlo Schiavo
Figurinos Cathy Garnier
Consultor artístico Gwenaelle Pledran
Vídeo Gwenaëlle Pledran
Produção executiva Camille Cabanes
Produção Compagnie Anna & Grégoire

Anna Chirescu

Graduada em 2005 pelo CNSMD de Paris, Anna Chirescu colaborou como bailarina com vários coreógrafos: Jean Claude Gallotta, Luc Petton, Marie-Laure Agrapart, Marie-Geneviève Massé, Natalie Van Parys, Bill Young, Liam Warren, Christine Bastin, Ashley Chen e Daniel Larrieu. Entre 2013 e 2020 integra o CNDC de Angers, na companhia dirigida por Robert Swinston, com quem dança o repertório de Merce Cunningham em França e no estrangeiro. Anna desenvolve também atividades pedagógicas e de transmissão em torno da obra do coreógrafo. Em 2017 funda uma colaboração com o artista visual Grégoire Schaller com quem assina peças coreográficas (Les Indolents, 2017, Dirty Dancers 2018, Ordeal by water 2021). Em 2022 escreve o dueto Vaca para duas bailarinas. Anna colabora regularmente com artistas de outras disciplinas, artes visuais e música e, paralelamente, conclui um mestrado em literatura moderna e ciência política.

Catarina Pernão

Natural de Lisboa, Catarina segue a formação profissional da Escola de Dança do Conservatório Nacional. Ela integra de seguida a Cinevox Júnior Company (Suíça) e mais tarde obtém uma licença em Dança Contemporânea com menção honrosa do Trinity Laban Conservatoire of Music and Dance (UK). De 2015 a 2020 dança com a companhia do CNDC de Angers, dirigida por Robert Swinston (França). Posteriormente e ainda em França, inicia colaborações com a coreógrafa Anna Chirescu, com a companhia /Trans/, dirigida por Laurence Marthouret, e com a companhia Beauchamps, dirigida por Bruno Bene. Ao longo do seu percurso, Catarina trabalha com coreógrafos como Jackeline Beck, Franz Broadman, Lizzi Kew Ross, Valerie Preston-Dunlop, Dam Van Huynh e Olaf Schmidt e interpreta obras de Wayne McGregor e Merce Cunningham. Apaixonada pela pedagogia e pela ciência da dança, ela obtém o Diploma de Professor de Dança do Estado Francês (CND), o Diploma Universitário em Dança, Saúde e Envelhecimento (Université Côte d’Azur) e o Certificado de Prática de Dança Saudável (SiDI). Catarina é membro da Associação Internacional de Medicina e Ciência da Dança (IADMS).

DANÇA INVISÍVEL 2022

17 Set – Taranta + Torta, Lenta, Partida, Suspensa
18 Set – Vado: solo sobre as coisas vazias
24 Set – Vaca
25 Set – Plants Dictionary