ENLEIO – Festival de Danças do Mundo

3, 4 e 5 Junho 2022
PALÁCIO DO SOBRALINHO
Sobralinho, Vila Franca de Xira

Workshops| Bailes | DJ’s
M/6 anos
Visual Portfolio, Posts & Image Gallery for WordPress

Raffa vai vinil

Raffa vai vinil

JAM.PT

JAM.PT

DJ MATi@S

DJ MATi@S

Folky Bal'Boa

Folky Bal´Boa

Workshop de Forró

Workshop de Forró

Danças Tradicionais do Mundo

Danças Tradicionais do Mundo

Danças Pais e Filhos

Danças Pais e Filhos

Danças Africanas – Hélio Santos

Danças Africanas

Workshop de Construção de Instrumentos Musicais

Workshop de Construção de Instrumentos Musicais

Danças da Estremadura e do Ribatejo

Danças da Estremadura e do Ribatejo

Roda de Bachata

Roda de Bachata

Workshop de Percussão

Workshop de Percussão

HipHop

Hip Hop / Danças Urbanas

Sevilhanas

Sevilhanas

BluesSwing Lisboa – The Old News

BluesSwing Lisboa & The Old News

Download Programa PDF

ENLEIO
Festival de Danças do Mundo

Programação Miguel Macedo, Filipa Silva, Oti Fortes
Direcção de produção Alexandre Lyra Leite
Direcção técnica Fernando Tavares
Assistência técnica Inês Maia
Apoio à produção Susana Serralha
Registo e Edição vídeo Vítor Hugo Costa
Registo Fotográfico Fátima Encarnado
Design gráfico Rita Leite
Catering A Cozinha d’Anita
Apoio ao festival Álvaro Figueiredo, Elsa Vieira, Fátima Encarnado, Gonçalo Costa, Isabel Fonseca, Ísis Capucha, Liliana Cristóvão, Marta Pinto, Pedro Capucha, Pedro Silva, Rita Governo, Rita Paizinho, Susana Vaz

Organização Inestética e Associação Alves Redol
Produção Inestética – Associação Cultural de Novas Ideias
Estrutura financiada por República Portuguesa – Cultura / DGArtes, Câmara Municipal de Vila Franca de Xira
Apoio União de Freguesias de Alverca do Ribatejo e Sobralinho, Imarte, Arte Franca, Metafilmes
Agradecimento Junta de Freguesia de Vila Franca de Xira

Programa detalhado

SEXTA 3 JUNHO
BAILE + DJ SET

3 Jun – 21:30-23:00
JAM.PT
Baile-Concerto

O trio JAM.pt apresenta música de baile trad, existindo desde 2013. Constituiu-se com intuito de divulgar a música e a dança portuguesa no contexto dos bailes e festivais de tradição europeia.
A sua grande energia, o ecletismo do repertório e uma sonoridade singular, são a sua grande força.
O primeiro CD “Pim Pam Pum” foi lançado em 2015 com repertório inspirado nas danças europeias, dando valorizando especialmente as danças de Norte a Sul de Portugal.
O grupo é composto pelo João no violino, pelo Abel no acordeão diatónico e na guitarra, pelo Matias no cajon e percussões. Os três músicos oferecem um espetáculo na forma de baile trad que, incluindo o ensino das danças tradicionais, estimula a participação do público, gerando invariavelmente uma atmosfera de festa e animação.

João Violino
Abel Concertina, Guitarra
Matias  Cajon, Percussão & Danças

3 Jun – 23:00-01:00
DJ Mati@s
DJ Set

Apaixonado pela música e dança de cariz tradicional, DJ MATi@S, apresenta um baile de danças tradicionais europeias muito variado, que através das suas set lists apresentam as sonoridades de vários trabalhos editados de artistas nacionais e estrangeiros. Será um baile diferente e para toda gente! This is not Rock. This is not Pop. This is Folk & Roll!!

SÁBADO 4 JUNHO
WORKSHOPS + BAILE + DJ SET

4 Jun – 10:15-11:30 
Danças da Estremadura e do Ribatejo
Workshop
por Elisabete Pinto

Sendo uma das principais artes cénicas da Antiguidade, podemos dizer que dançar é inato, pois desde sempre que as pessoas o usaram para se expressarem.
Dançar na Estremadura é sentir muitas influências: a de nela estar implantada a capital, a do mar, as das províncias fronteiriças e apropriar todas estas vertentes tornando a sua dança riquíssima e, ao mesmo tempo, natural. 
Dançar no Ribatejo é algo muito especial e varia muito consoante nos deslocamos dentro da província. Ao Norte as danças são mais lentas e ao Sul são mais agitadas. Mas há algo em comum: a alegria, o entusiasmo e a energia com que são apresentadas as danças. 
É assim que vamos viver esta oficina, procurando ser fiéis à tradição portuguesa, abordando danças de diversas zonas e mostrando que dançar folclore é realmente uma festa!! Atreva-se a experimentar, verá que já lhe “corre nas veias”! Não acredita? 
Um dia vou ao Enleio aprender Danças Tradicionais da Estremadura e Ribatejo! 

4 Jun – 10:15-11:30
Construção de Instrumentos Musicais
Sessão de Demonstração
por Inocêncio Casquinha

Apresentação e demonstração de instrumentos musicais feitos a partir de materiais e de objectos reutilizados e transformados e, ainda assim, de materiais ”pobres”, de fácil aquisição. Alguns são instrumentos musicais/brinquedos.

4 Jun – 11:45-13:00
Hip Hop
Workshop
por João Condesso

João Condesso
Director, proprietário e professor na DANCELIFEACADEMY, com Academias em Alhandra, Alenquer, Vila Franca de Xira, Castanheira e Arruda dos Vinhos. Coreógrafo em vários eventos nacionais e internacionais. Varias vezes campeão de equipas a nível nacional e representante de Portugal em campeonatos europeus e mundiais.

4 Jun – 15:00-16:15
Roda de Bachata
Workshop
por Paulo e Raquel

A Bachata significa literalmente “festa” e é um estilo de dança a par, original da República Dominicana que teve influências de estilos como o Bolero Cubano e o Merengue. Neste workshop, pretendemos que te divirtas numa animada roda de bachata!

Paulo e Raquel dançam juntos desde 2014 e especializaram-se em danças sociais latino-americanas, nomeadamente na Bachata e Salsa. Obtêm formação regular em congressos nacionais e internacionais de dança social, e nas melhores academias de dança de Lisboa e, mais recentemente, obtiveram a certificação da World Mastery para lecionar o modelo Bachata Touch da autoria dos famosos bailarinos e professores Norte-Americanos Ataca y Alemana. Fizeram também parte do grupo coreográfico de Bachata – Latin Attitude – e participaram em exibições em vários eventos nacionais. Apaixonados pela dança, pretendem crescer continuamente a nível profissional e contagiar os alunos com esta paixão.

4 Jun – 16:30-17:45
Danças Tradicionais do Mundo
Workshop
por Leónia Oliveira

Um encontro em torno de danças populares do Mundo, em que todos são convidados a participar ativamente, não como meros espectadores, mas como parte importante da engrenagem que faz mover uma roda de gente. Tendo como motivo a aprendizagem de uma mão cheia de danças tradicionais de vários países do Mundo, esta oficina visa aliar o reconhecimento da importância da divulgação do património imaterial, música e dança, com a atividade física, e acima de tudo o convívio informal e saudável.
Nesta oficina, à medida que se aprendem e dançam coreografias de um repertório culturalmente variado, com um certo gostinho a intemporalidade, vive-se também a experiência da partilha de um momento especial, intenso, e descontraído.
Dança como lazer, atividade de relaxamento, satisfação e prazer.
Basta entrar na roda, sorrir e bailar!

Leónia de Oliveira apaixonou-se pela música e danças de cariz tradicional europeu no verão do ano 2000, no decorrer do festival ANDANÇAS, tendo a partir desse momento apostado na sua formação na área da dança tradicional.
Tem desde então frequentado, acções de formação promovidas pela PédeXumbo, Chapitô e Tradballs , na área da Dança, com Isabelle Guerbigny (França), Margarida Moura (Portugal), Mercedes Prieto (Espanha), Mónica Savá (Itália), Olga Sandolowich (Macedónia), Hilde Vanhelelrijck ( Bélgica) , Lila Vestury e outros.
Desde 2007 que desenvolve aulas regulares de Danças Tradicionais para adultos, assim como  Oficinas de Danças do Mundo para Crianças e Familias.
Faz parte da equipa de formadores das actividades de apoio à família, no ensino pré-escolar, na área de Movimento e Dança. Dinamizadora cultural na área da dança, nos concelhos de Palmela e Setúbal.
Colabora com várias bandas de música tradicional, tais como A Batalha do Modesto Camelo Amarelo, Balsol, Karrossel , Zikhamu ,  Recanto e outras, como animadora e dinamizadora de baile.

4 Jun – 16:30-17:45
Dança Filhos e Pais
Workshop
por Miguel Macedo

Professor de Educação Física e de Educação Especial, desde cedo se interessou por vários tipos de dança. Procurou através de formações e ofificinas a melhor forma de levar a dança tradicional junto das crianças/adolescentes. Deu várias oficinas em diferentes contextos (Festa do Avante, ACR Quintas, casamentos, etc.). Através das danças tradicionais infantis conseguiu fundir várias gerações, onde ensina danças tradicionais portuguesas e estrangeiras, tal como jogos com música”.

4 Jun – 18:00-20:00
Danças Africanas
Workshop
por Hélio Santos

Danças Africanas (Connection)

É um encontro de união e conexão entre pessoas e culturas através de Danças Africana, Cânticos e Consciência Colectiva. O workshop “Connection Dance” visionam o trabalho do desenvolvimento Humano através do conhecimento do corpo, do “Eu” nesse corpo e do “Eu” na comunidade.

Hélio Santos, bailarino e coreógrafo nascido em Cabo Verde, formado em Dança Contemporânea e Danças Africanas, acredita que existe uma infinita energia criativa que reside em cada um de nós e que nos pode ajudar a desbloquear padrões corporais e comportamentais, e acima de tudo, a abraçar a vida num ritmo mais harmonioso.

4 Jun – 21:30-23:00 
FOLKY BAL’BOA
Baile-Concerto

Apresentamos um baile folk desafiante, onde damos o mote para que todos possam participar num duelo com as danças tradicionais.
No ringue de baile a dança é o combate, a música um round e bailar é um desafio. Cada instrumento é uma luva e cada movimento é um golpe.
Seja ao ataque ou à defesa, com fintas ou com golpes baixos, todos saem ilesos porque quem dá o Knock-Out somos nós… ou não fossemos Folky Bal’Boa!!

João Valente – violino
Paulo Magueijo – concertina
Miguel Gonçalves – baixo acústico
Matias – percussão

4 Jun – 23:00-01:00 
Raffa vai vinil
DJ Set

Raffa Vai Vinil (Selector)

Raffa Vai Vinil mais do que um Dj é um conceito. Recorrendo apenas aos discos de vinil nos seus sets, Raffa promove uma viagem musical à sua discografia. Esta viagem musical leva-nos para outros lugares, outras visões e outros cheiros. É uma viagem pelo mundo à boleia dos sons.
O projeto destaca-se pela escolha sonora. Raffa Vai Vinil traz para a festa músicas que não são óbvias, que suscitam curiosidade no público, mas que não esquecem a necessidade de fazer os corpos mexer. 
Os sets são díspares e bastante adaptáveis. Existem discos que necessitam da luz final dos sunsets para mostrarem todo o seu potencial contemplativo. Outros discos só ganham vida na euforia da noite.
Que tipo de música passa? Não há um tipo de música… A música é muito vasta e livre para se colocar numa caixa. Existem demasiados estilos e géneros musicais para explorar.
É uma viagem!

DOMINGO 5 JUNHO
WORKSHOPS + BAILE

5 Jun – 10:15-11:30
Forró
Workshop
por Enrique Matos

Gostas de dançar? O Espaço Baião leva-te a conhecer os movimentos base o Forró, um dos ritmos tradicionais da música brasileira. Um workshop repleto de alegria e boa disposição associadas à energia do Brasil. 

Enrique Matos, nasceu em Conceição do Mato Dentro – MG | Brasil, desde sempre que o Forró fez parte da sua vida. … Em 2007 mudou-se para Portugal com o objetivo de levar a cultura popular Brasileira além fronteiras. Desde então leva a sua arte aos 4 cantos do mundo com aulas de dança, workshops, DJ Sets, concertos de música ao vivo, eventos e muito mais. Em 2015, fundou o Espaço Baião – Centro Cultural e Escola de Dança com sede em Lisboa

5 Jun – 10:15-11:30
Maraia e o Jardim do Coração
Leitura de história e Workshop
por Maria Pinheiro Abelha

Maraia é uma menina muito alegre que tem um truque para lidar com emoções como o medo, a raiva e a tristeza. Os seus amigos observam-na, imitam-na e aprendem através da respiração a conversar com o céu e a escutar o coração. 

Também queres aprender? 

Este é a primeira história que mostra a importância de chorar para “regar” o jardim do coração, de sorrir, de fechar os olhos e respirar para acalmar e lidar com as emoções desafiantes como a tristeza, os medos, a zanga e o luto. 
A atividade proposta envolve momento de leitura da história, oficina de Respirar com o Coração e de Pintura. 

Sobre a Maria Abelha 
Mediadora da Leitura com foco na Inteligência Emocional. Escolheu dedicar a sua vida a ajudar as pessoas a conhecerem melhor as suas emoções e viverem a vida com mais alegria e amor. Nos últimos anos, atende individualmente e ministra programas/mentorias em grupo, online e presencial, vem também conciliando com o Projeto Contartemaria. Durante, quase duas décadas, esteve a trabalhar na Biblioteca Municipal de Vila Franca de Xira, como Mediadora da Leitura, licenciada em Ciência da Inf. e Doc., com especialização em Educação e Leitura e Mestrado em Arte e Educação. 
A sua grande inspiração aconteceu, há 6 anos, após um forte impacto emocional e perda familiar que permitiu-lhe valorizar mais a vida e mostrar como ser feliz.

5 Jun – 11:45-13:00
Sevilhanas
Workshop de Rumba Flamenca
por Rita Gaspar

Aprendizagem do ritmo musical de rumbas, acompanhamento com palmas, movimento das mãos e passos básicos que compõem o estilo Rumba.

Rita Gaspar, Coreógrafa, bailarina e professora de dança na Academia Sevilhanas.Com de Vila Franca de Xira. Deu os primeiros passos nesta arte há 24 anos e em 2002 fundou a Academia Sevilhanas.Com. Ao longo dos anos fez formação com diversos mestres reconhecidos no mundo inteiro, em Portugal, Sevilha e Madrid, e em 2018, obteve certificação oficial pela Escola de Flamenco de Andaluzia. 

Se possível, trazer saia comprida e larga, sapatos de salto alto com salto largo. Não sendo possível, pode fazer o workshop com roupa confortável (leggins, t-shirt, sapatos ou tenis confortáveis).

5 Jun – 11:45-13:00
Percussão
Workshop
por Filipa Silva

Um momento para todos e com todos. À descoberta dos instrumentos de percussão através da interação, enquanto despertamos e estimulamos o conhecimento do som e ritmo. Uma abordagem ao sentir da música como parte de tudo, como parte de nós.

Filipa Silva
Enfermeira de profissão, mas movida pelo gosto pela música desde a infância. Percussionista na Banda Filarmónica do Ateneu Artístico Vilafranquense desde há cerca de 20 anos, onde recebeu a sua formação musical, tendo também participado em várias oficinas. Professora de música de Iniciação à Percussão nessa mesma coletividade, desde há 2 anos, onde leciona em regime de voluntariado. Já realizou várias oficinas em iniciativas culturais e Festivais Infantis.

Encerramento do Festival Enleio
Workshop + Baile

5 Jun – 16:30-17:45 
Dança Blues
Workshop
Escola Blues&Swing Lisboa
5 Jun – 18:00-19:15 
“The Old News”
Baile-Concerto

Vamos terminar o fim de semana a dançar Blues ao som da Banda “The Old News”!
Ainda não danças!!! Não te preocupes pois vamos ter um workshop de dança Blues dado pela Escola Blues&Swing Lisboa para poderes desfrutar do concerto a dançar.
Talvez um dos maiores mitos hoje sobre Blues é a convicção que as músicas Blues são tristes e que não se dançam, mas, em geral, as músicas Blues são, de facto, optimistas e têm tudo a ver com ultrapassar a tristeza e problemas do dia a dia. Quanto a não se dançarem, o  Blues surgiu como música tocada nas festas nocturnas de sexta e sábado na comunidade Afro-Americana no sul dos Estados Unidos da América, quando as pessoas se reuniam nas Juke Joints ou em House Rent Parties para, no final de uma semana cansativa de trabalho, comemorarem e divertirem-se.

Oficina
Por favor chega um pouco antes para poderes trocar de sapatos ou em alternativa podes sempre dançar de meias, convém trazeres roupa em camadas para poderes arejar se necessário.

A Escola Blues&SwingLisboa começou a sua aventura em  2020, adoramos ensinar e espalhar o amor pela dança  e música Blues e Swing e ver os nossos alunos a interagir uns com os outros e com a música.
As nossas aulas são cheias de boa energia e cumplicidade! Acreditamos num ambiente inclusivo e divertido para aprender a dançar e, como dizemos nas aulas –  Dançar faz bem á saúde, mexe o corpo e arrebita a alma.
A Dança Blues é uma família de danças vernáculas afro-americanas dançadas ao som de musica Blues; as danças dentro desta família estão ligadas por estéticas e técnicas compartilhadas e enraizadas nas tradições e no contexto histórico.

THE OLD NEWS
Blues, um exemplo perfeito de um belo paradoxo. Uma melodia menor sobre uma harmonia maior, um grito de dor em uma alma tranquila. Velhos sentimentos em novos tempos. Nós somos os OLD NEWS.

JocaBlues Jr – Voice, Guitar, Harmonica
João Catarino – Piano/Organ
Tiago Durão – Bass